quinta-feira, 31 de março de 2011

Erotização infantil e Pedofilia

Diariamente inumeras crianças são vitimas de violência sexual, física e psicológica no Brasil, sendo que na maioria dos casos o agressor faz parte do circulo de confiança da criança, cabe a nós pais auxiliarmos nossos filhos para se protegerem desse assédio.
A Erotização precoce das crianças contribui  e muito para que estas se tornem vitimas em potencial de um pedófilo, uma vez que estas já são estimuladas à sexualidade dentro de suas próprias casas.
Muitos pais acham bonito dizer que o filho de 2 ou 3 anos tem uma namoradinha, ensinam a criança a beijar na boca do "namoradinho (a)", e isso só contribui para anteciparmos algo desnecessário a vida da criança.
Tenho um amigo em particular(que resevo o direito de não falar o nome) que tem um casal de filhos gemeos, a menina ele protege como se fosse de cristal, já o menino, ele acha um máximo o menino torcer para o mesmo time dele, falar palavrão e chamar as mulheres de gostosas na rua, o estimulo a sexualidade da criança é tão grande, que o garoto que mal completou 3 anos de idade chega a ficar com a genitalia em riste, ou no bom português de pinto duro, e para ele isso é um máximo, é a confirmação de que o filho dele é macho.
Quanto engano! E quanto risco!
Afinal, qualquer pessoa que não seja nem ele, e nem a esposa dele, tem neste garoto um instrumento sexual, manipulável facilmente, uma vez que tem dentro de casa um alto estimulo sexual.
Conversando com amigos no trabalho perguntei pra eles, qual é o perfil de um pedófilo?
Cada um deu sua opinião, pobre, homem, viciado em internet, meia idade, e por ai a fora, aproveitei e dei a minha descrição: homem, bem sucedido, religioso, bem relacionado, casado, pai de família, militar aposentado do exercito, comerciante, ex coordenador de grupo de jovens, desligado de qualquer tipo de tecnologia (celular, internet), sério, e antes que eu pudesse dar mais caracteristicas, ouvi um, não viaja Fernanda, você não vê TV, não vê que as pedófilos são de outro jeito?
Pasmem, mas a minha descrição refere-se sim a um pedófilo, frio, calculista, que dentre outras coisas, fazia tortura psicológica com suas vítimas, e que nunca foi punido pelo seus atos.
Meu pai! Esta descrição é a descrição do meu pai, que por muito tempo manteve a posição de pai herói em meu coração, até vir a tona toda a sua bestialidade de comportamento.
Um homem acima de qualquer suspeita, tanto que muitas pessoas confiaram seus filhos a seus cuidados, frio, e calculista,a ponto de escolher a dedo quais seriam suas vitimas, sempre se protegendo no fato de que de alguma forma elas dependiam da caridade e auxilio dele.
Maior que a minha vergonha, só mesmo a minha indignação, pelo que ele fez e pelos motivos que tive que engolir para não terem denunciado ele antes, antes dele multiplicar suas vitimas, antes dele deixar marcas tão ruins em inúmeras crianças.
Depois da morte da minha mãe, quando ele reincidia na pedofilia ainda dentro da família, resolveram denuncia-lo, mas em uma tola consideração a memoria da minha mãe e a preservação da imagem minha e de minha irmã, resolveram pedir na justiça apenas uma pena alternativa, ele teria apenas que fazer um tratamento pscologico para corrigir o que chamaram de desvio de conduta, resultado: ele mais uma vez bateu no peito e repetiu que com ele ninguém podia, como sempre fazia quando era contrariado, foi uma ou duas vezes na psicóloga, jogou fora os remédios que ela passou, e tudo deu em nada.
Neste sentido me protejo muito e protejo muito a minha filha das pessoas e de comportamentos que possam transformar a minha filha numa vitima em potencial.
O único contato com sexualidade, se é que se pode chamar assim, que a minha filha teve foi quando ela fez uma descoberta magica, que alem de mãos, pés, etc, ela tinha uma periquita e um bumbum, no primeiro mês ela sempre dava um jeito de achar a periquita dela, hoje em dia já não esta nem ai.
De um jeito próprio pra idade dela, expliquei que ela não podia ficar colocando a mão lá, e que também ela não deveria deixar que outras pessoas o fizessem, resultado, fiquei uns três dias lutando pra conseguir trocar a fralda dela, mas ela dizia que ia trocar sozinha, depois acabou deixando que eu voltasse a trocar a fralda dela, mas o principal, minha filha diariamente faz um resumão do dia dela.
Apliquei em casa o habito de contar pra ela como tinha ido meu dia, assim, eu contava o meu e ela do jeitinho dela contava o dela, ate mesmo quando fazia uma traquinagem ela contava, e ao invés de eu brigar eu só explicava que ela não deveria mais fazer o que fez, e assim, eu fiquei sabendo que a minha sobrinha batia nela, que a Tia levava ela pra passear na igreja, que ela dormiu na casa do pai e que a tia( a namorada do pai) penteou o cabelo dela bem bonito, que ela mordeu o cachorro.
Onde quero chegar? No termo confiança!
Nosso filhos precisam também confiar em nós, ter a certeza de que podem nos contar tudo, sem que de resposta ganhem uma punição.
Muitas crianças vitimas de violência, seja ela de qualquer tipo, acaba não revelando por medo de ser punido pelos pais.
E pais, parem de tentar encontrar um estereótipo para o agressor, qq um tem perfil para ser agressor, e acreditem mais no que dizem seus filhos, conversem mais, dialoguem mais.
Antes de conhecer quem era o meu pai, eu nem dava muita bola para o assunto pedofilia, sabia o que era, já abominava, mas não expressava qq opinião sobre, hoje, opino, declaro, me exponho, dou a cara a tapa, na intenção de não mais permitir que o silencio, e principalmente o meu silencio, contribua para que novas vitimas, de velhos agressores venham a surgir.
Pais fica ai o meu recadinho, não a erotização infantil!

terça-feira, 29 de março de 2011

Intolerância a Lactose

A páscoa está chegando, nos supermercados e lojas de artigos alimentícios já se pode ver amostras de ovos de páscoa, o que fazer com as crianças e adultos que não podem consumir os ovos tradicionais devido a serem portadores de intolerância a lactose?
Me pergunto isso diversas vezes ao dia, uma vez que minha filha Vitoria de dois anos faz parte do grupo dos intolerantes a lactose, sem contar que a pequena adora chocolate.
Antes de indicar uma solução que eu encontrei na internet mesmo, vou falar um pouco sobre o que a intolerância a lactose, seus sintomas e quais os métodos para se identificar a intolerância.
Intolerância a lactose é o nome dado a pacientes cujo organismo não consegue digerir leite e seus derivados. Essa deficiência ocorre em pessoas cujo organismo não produz uma enzima chamada lactase (o açúcar do leite), nestes casos a lactose chega ao intestino grosso sem ser absorvida pelo organismo.
Existem alguma sintomas que podem nos ajudar a identificar a intolerância a lactose em nossos filhos, como, por exemplo, diarreia após consumir determinada concentração de leite e seus derivados, algumas vezes constipação, náusea, gases, sendo que a intensidade dos sintomas esta ligada a quantidade de alimento lácteo consumida.
Para se detectar a intolerância existem vários tipos de exames que podem ser feitos: Tolerância a lactose - onde o paciente ingeri determinada quantidade de um liquido concentrado de lactose, e em intervalos determinados de tempo vai colhendo amostras de sangue para medir a taxa de glicose; Deposição de ácidos - que detecta a presença de acido lácteo no organismo; Inalação de Hidrogeneo - mede a quantidade de hidrogeneo expirado, que em casos normais é baixa; e o exame Genético, ao qual minha filha foi submetida, retira-se uma pequena amostra de sangue e o DNA do paciente é estudado para verificar se há mutação em relação a enzima lactase.
Aprovei esse método pois não causa nenhum tipo de reação após exame.
Esta foi a segunda vez que minha filha fez a rast para detectar o nível de intolerância dela, e nem chorou, me disse que era corajosa e por isso não poderia chorar, em 5 dias sai o resultado e assim vou sabendo dosar a introdução de lactose em sua alimentação.
Atualmente só esta passando mesmo o danone, e nem é sempre, troquei tudo por soja, leite e danone de soja, mais caro, mas quando o assunto é a saúde de nossos pequenos, nem olhamos os valores.
Então, com a proximidade da pascoa comecei a pensar em como eu faria pra resolver o assunto ovo de pascoa, sendo q este mês eu já deixei ela comer um ovo tradicional, o que rendeu 3 dias de diarreia, me arrependi, mas foi melhor que deixa-la adoecer pro conta de um chocolate. Foi então que resolvi procurar a solução na internet...e não é que encontrei:

Neste site tem uma ideia bacana de como fazer uma pascoa diferente para nossas crianças que dependem de uma alimentação diferenciada.
Eu nem sabia que existia ovos de pascoa sem leite, agora que sei, vou colocar a imaginação pra funcionar para transformar a pascoa da minha filha em algo saboroso, divertido e sem contra indicações.
Então.mãos a obra, tentem, iventem, criem, afinal, os pimpolhos merecem.

sexta-feira, 25 de março de 2011

Acidentes Domésticos


É espantoso, mas no mundo morrem cerca de 2 mil crianças por dia, vitimas de acidentes, segundo um estudo feito pela organização mundial da saúde juntamente com a unicef, sendo que a maior parte dele acontece dentro da própria casa.
O que chama a atenção é o fato de que a maioria dessas lesões poderiam ter sido evitadas.
No hospital onde trabalho é bem comum aparecerem por lá crianças menores de 5 anos com queimaduras, fraturas, intoxicação, ou vitimas de afogamento.
Engana-se quem pensa que só sofrem acidentes as crianças que estão na fase de engatinhar ou andar, bebês tambem fazem parte das estatisticas de acidentes.
Alguns bebes que ficam sozinhos pro algum tempo em cima de cama, sofas, ou no carrinho, podem acabar surpreendendo os pais e se virando, e é ai que ocorrem as quedas, que nos casos dos bebes que são tão frageis, podem sim acabar em acidente.
Panelas deixadas an berada do fogão, baldes esquecidos cheios de água, tomadas sem proteção,escadas e janelas sem grades, para quem tem uma criança em casa tudo isso representa sim uma situação de risco.
Algusn acidentes acontecem a partir de uma situação fantasiosa, a criança admira um super herói e decide voar como ele, ou então repetir uma cena perigosa de um desenho, cab
e ai uma boa conversa com a criança, e explicar para ela que o super heroi não voa e verdade, não luta e verdade, e que não brinca com facas ou espadas.
Dificil, sim, criar uma criança com segurança não é fácil, mas temos sim que cumprir com êxito tal tarefa, pois umsegundo de distração e pode ter consequencia serias.
Os acidentes mais comuns em crianças de 1 a 3 anos, são as quedas (berço, carrinho, carrinho de supermercado), queimaduras, sejam pela agua do banho, alimentos quentes sobre o fogão, ou pelo cafezinho quente que a mãe toma com o filho no colo, asfixia, por peças pequenas, cobertores, sacolas plásticas.
Crianças caem o tempo todo, afinal estão descobrindo o mundo, mas cabe a nós adultos observarmos se isso não esta ocorrendo com muita frequencia e procurar evitar a situação de risco.
Pois é, papai e mamães, ainda teremos muitos sustos com os nossos pequenos, mas podemos reduzir e muito o risco de acidentes fatais se tomarmos alguns cuidados,e redobrarmos a atenção sobre nossos pequenos.
Sempre que formos cozinhar usar as bocas de trás do fogão, quando terminarmos de lavar nossas roupas esvaziar os baldes e guarda-lo de modo que os pequenos não possam uza-los como escada, colocar protetores em tomadas e travas nas gavetas, evitar manusear materiais pontiagudos com os pequenos no colo, telas nas janelas e grades em portas que dêem acesso a escadas.
São nos pequenos detalhes que moram o perigo, e a solução é observar, observar e observar, só assim conseguiremos identificar os riscos e eliminá-los.
Então, vamos diminuir essa estatistica de acidentes domesticos?
Até a Próxima!

Fonte de Pesquisa:http://bebe.abril.com.br/01_03/saude/acidentes-domesticos-com-criancas.php?pagina=&number=6#Spage

quinta-feira, 24 de março de 2011

Não basta ser pai, tem que participar!

Para alguns homens, ser pai resume-se em contribuir com o esperma para fecundar o óvulo, depois disso dar carona até o ginecologista para o pré natal, e por ultimo uma caroninha de ida e volta da maternidade.
Ser pai vai muito além disso, requer cuidado, atenção, companheirismo, presença física e emocional.
Tiro meu chapéu para alguns pais que conheço que representam com exatidão o significado da palavra pai.
Nós, pais e formadores, precisamos ser mais atentos aos reflexos que nossas posturas causam na vida de nossos filhos.
Um beijo de boa noite, um minuto de colo, um abraço, um eu te amo fora de hora, despretensioso e nosso filho já se sente seguro.
Se o seu dia é corrido, se você não tem tempo nem para respirar, quando chegar em casa ao fim do dia, vá até a cama de seu filho e diga ao seu ouvido, meu filho(a) eu te amo, estava com saudades, eu cheguei...acredite, ele estará entendendo.
Da mesma forma que ele entende quando o pai chega muito cansado do trabalho e mal lhe olha na face, como ele entende quando o pai chega em casa bufando, reclamando do dia de trabalho e nem percebe que não deu boa noite a ninguém. Ser um pai avulso (solteiro) não significa que você também é avulso de seu filho.
Brinque, eduque, ensine, seja exemplo, afinal de contas, os adultos de amanhã., são as crianças que estamos educando hoje, e que tipo de adultos estamos formando?
Tive uma relação de 3 anos com o pai dos meus filhos, no começo, mar de rosas, no ultimo ano, um suplicio, brigas, traições, e eu grávida, sem saber que postura tomar, até que cansei da patifaria e coloquei um final na minha relação, mas só coloquei um ponto final na minha situação conjugal, e desde o inicio deixei claro pra ele: ex marido, ex sogra, ex esposa, filhos,esses são pra sempre. E tratei de deixar as portas da minha casa sempre aberta para ele.
Para mim, acabou que não fez diferença nenhuma, com o tempo e as magoas ele passou a ser um pessoa comum para mim, mas para  minha filha, diferença total, pois ela nunca viu eu e o pai dela se desentendendo, estamos juntos pra tudo o que ela precisa.
Da maneira dela, ela já entendeu que a mãe e o pai moram separados, que o pai tem a namorada dele que é a Tia, a mãe tem um tio por perto, mas não deixou claro pra ela a função desse tio, mas o importante é que ela recebe amor dos dois lados,claro q com cuidados dados em proporções bem diferentes, mas é amada, e para ela o fato de não sermos um casal não faz diferença alguma.
Criança precisa de amor e de atenção,e sente quando é rejeitada por alguma ou ambas das partes.
Pai, essa ideia de que filho é responsabilidade da mãe, é machista e ultrapassada, filho é do casal, e portanto tem que ser amado, educado e cuidado pelas duas partes que um dia formaram um casal, porque família, é para a vida toda, more ela junta ou separada.
Dizer que a criança não entende, ou que com o tempo ela esquece, é uma visão egoísta de nós adultos para justificar nossa incapacidade de assumir a responsabilidade pelos nossos atos.
Acordem...criança, filho, é responsabilidade e obrigação dos dois.
Bora buscar seu filho e levar para passear, Bora olhar em seus olhos e dizer: filho, papai te ama.
Aprenda a ser feliz, fazendo o seu filho feliz!

quarta-feira, 23 de março de 2011

Câncer de colo de útero...tem que se cuidar!


Então mulheada, a ordem é se cuidar...prevenir.
Na cidade onde moro, Itu, esta tendo uma campanha de vacinação para a prevenção do cancer de colo de utero, meninas nascidas ate 99 e que já tenham tomado as duas primeiras doses da vacina deverão agora encaminhar-se para as unidades de saude de 25/03/2001 a 01/04/2011 para tomar a terceira e ultima dose.
A campanha é voltada para meninas que ainda não tenham iniciado a vida sexual, uma vez que a vacina só é eficaz mesmo para quem nunca teve contato com o virus causador da doença.
O assunto é sério, e prevenir é a solução.
O que dificulta um pouco a prevençaõ também, é o desconhecimento do que seja o colo do utero e dos meios de transmissão que podem levar a mulher a ter essa doença.

O colo do utero é a parte inferior do útero, tem a função de conectá-lo a vagina. O colo produz muco que durante a relação sexual ajuda o esperma a mover-se da vagina até o utero. Quando ficamos menstruadas o sangue flui do utero ate a vagina através do colo. Na gravidez o colo se fecha e só se abre na hora do parto pra passagem do bebê.
O cancer de colo de útero corresponde a 24% de todos os tipos de cânceres que atingem mulheres no Brasil.
O cuidado próprio é uma forma de nos amarmos e de amarmos nossos filhos, maridos, familiares,pois só com saude poderemos estar sempre presente na vida daqueles que amamos.
E não é nenhum bicho de sete cabeças a prevenção, exames periodicos e preventivos não podem ser esquecidos, sem contar que o papanicolau não dói, e é super rápido.
Ah.e não podemos nos esquecer de usar camisinha em todas as relações sexuais, afinal, previnir é bem melhor e mais barato que remediar.
Até a próxima.

terça-feira, 22 de março de 2011

Escolha de um Pediatra é tudo...

Sou mãe de três filhos, sendo que dois se tornaram anjo antes de completarem a 1ª semana de vida, mas foi na inha gestação que entendei o significado da importância da escolha de um bom pediatra.
Durante o pré-natal aproveitei pra colher bastante informações com as amigas que já eram mamães e também com o meu próprio obstetra, por fim, quando minha pequena Vitória nasceu eu já havia definido quem me auxiliaria na tarefa de cuidar de sua saúde.
Aos 4 dias de vida apresentei minah filha para a sua pediatra, que mesmo antes de eu perguntar tirou muitas de minhas dúvidas, afinal, de fato eu era uma mãe de primeirissima viagem.
Como minah filha nasceu prematura, ela me explicou o porque da dificuldade do intistino dela funcionar, o porqueê a pele dela ainda estava coberta por micro pelinhos, me deu dicas sobre cuidados com umbigo, amamentação, higiene intima em bebês do sexo feminino, resultado, sai do consultório hiper segura e confiante de que saberia cuidar direitinho da minah princesa.
Dei a sorte da Pediatra atender tanto no convênio como tb no posto de saude perto de casa, ai sempre que surgia uma dúvida, lá estava ela pronta pra sanar minhas preocupações.
Foram 24 meses de visitas programadas, onde pude acompanhar o desenvolvimento da saude da minah filha, e hoje, 22 de março, com 2 anos e 1 dia a Vitória teve alta do programinha, deixando para trás as visitas mensais, que agora serão anuais, se necessário.
Porém, conheço muitas mães que só estão levando seus bebês no médico diante e alguma enfermidade, esquecendo que é sempre melhor previnir que remediar.
Manter a carteira de vacinação em dia, assiduidade no acompanhamento médico é muito importante para que nossos tesouros cresçam saudáveis e se desenvolvam adequadamente.
É muito importante que escolhamos um pediatra no qual confiemos, e que não tenhamos vergonha de tirar nossas dúvidas, afinal, quando o assunto é a saúde de nossos filhos, não existe dúvida boba e que não deva ser esclarecida.
Então, mamães de primeira, segunda ou terceira viagem, levar o filho ao pediatra e seguir suas recomendações é muito importante.
´Se tiverem dúvidas de qual pediatra escolherem, perguntem as suas amigas que já são mamães, conversem com os seus ginecologistas, procurem se informar em seus convênios ou no psto de saude proximo de sua casa, o que não pode, é deixar de manter em dia a carteirinha de saúde do seu bebê.
Quem ama,cuida!


Não tem B A BÀ, ou é amar ou amar

Mulheres, libertai-vos da ideia de que ser mãe segue uma receita, um manual, um passo a passo.
Ouvi de uma amiga a quem eu tenho muita estima a seguinte frase: Pronto, namorei, noivei, casei e agora vou dar um filho ao meu marido, ciclo completo.
Pasmei, ela tem hoje aos 34 anos de idade a postura que eu imaginava ser correta aos 6 anos de idade, a de achar que para ser mãe precisa ter uma sequência, seguir um manual.
Acompanhei a gestação dela, pasmei diversas vezes com as severas criticas e reclamações que ela fazia ao fato de ser mulher e ter que ela engravidar e não o marido, que ele é quem devia ter todo o trabalho, e quando o bebê nasceu e eu fui visitá-los, no primeiro dia de vida do pequeno, já foi obrigado a ouvir da mãe: já nasceu dando trabalho esse moleque, deveria ter sido o pai dele a dar a luz, se eu soubesse que ia doer tanto nem tinha deixado acontecer.
Me chamou a atenção na frase só o final: DEIXADO ACONTECER!
Mães, que eu conheça ou não, um filho não pode acontecer, simplesmente acontecer, ele tem que ser desejado, amado desde o instante em que ele é sonho, projeto de vida, projeto de amor.
Muitos andam acontecendo, e depois que nascem andam apanhando, ouvindo desabafos desnecessários de mulheres e homens que se frustram quando descobrem que ter um filho não é como brincar de boneca, que quando se cansa é só colocar de volta na prateleira.
As crianças que acontecem dão o mesmo trabalho que as crianças desejadas, a diferença é que quem deixa acontecer, não consegue ter a mesma paciência que a pessoa que deseja.
Minha relação com o pai da minha filha não deu certo, porém, ela nunca me ouviu pronunciar qualquer frase que a culpasse por isso, ou que a colocasse como parte do fracasso da minha relação, ela foi o meu sonho, nasceu do meu amor, para o meu amor, com amor, e não importava o que estava acontecendo, eu queria com todo o meu coração aquela bebê que me encantava desde o instante em que aos meus olhos ela era apenas um resultado positivo no papel.
E foi assim com todos os meus filhos, amei, desejei, e amo. Meus dois primeiros filhos hoje são anjos, e permanecem amados.
Pais que deixam os filhos acontecerem e depois despejam sobre eles responsabilidade que não as pertence,cria crianças frustradas, culpadas, traumatizadas. E por fim, acabam resolvendo tudo na base dos gritos, reclamações, palmadas, e as vezes palmadas severas.
Pais, mães, o amor educa de uma forma mais fácil, mais eficaz e duradoura, para os dois lados.
Não deixem seus filhos acontecerem para depois culpá-los pelo fracasso no relacionamento, pela falta de tempo para ir na balada, pelo stress, desejem, amem a idéia, e depois engravidem, garanto, o resultado é extraordinário.
Chegar em casa cansados do trabalhos é um fato, mas o filho não tem responsabilidade nisso, precisa de atenção, carinho, dedicação. Se alguem me acordar as 6 da manha acordo uma fera, se a minha filha acordar as 4 da manha me chamar e pedir pra brincar, levanto, brinco, satisfaço o desejo dela e depois dormimos as duas, ate a hora dela ir pra creche, e sem demagogia, faço com prazer, porque nada vale o brilho no olhar dela, e muito menos tem algo q seu compare quando ela olha pra mim e diz: mamãe, te amo, você mora no coração da mim, isso me faz ganhar o dia.
Porém, ela só aprendeu a ser carinhosa porque é carinho e amor que ela recebe diariamente de mim. Quando estou brava com algo, stressada, cansada do trabalho, e na minha filha que me refugio, brinco, canto, danço, deito pra assistir desenho, e com isso, solidifico minha relação de amor com ela.
Pais, por favor, não deixem acontecer, amem, desejem, planejem, comemorem.
Nossos pequenos merecem!