sexta-feira, 29 de abril de 2011

Doenças respiratórias X Infância

Maio está chegando, e para quem trabalha na área da saúde, chega também a certeza de pediatria cheia.
Os meses que vão de maio a Setembro, que são meses frios, propícios a proliferação de vírus e bactérias, são os meses que mais se registram casos de doenças respiratórias, sendo alvos mais fáceis os idosos e as crianças.
Cabe a nós, pais e ou cuidadores de idosos tomarmos algumas precauções, como não fumar na presença de crianças ou em locais sem ventilação, evitar ao máximo levar as crianças para passearem em locais onde haja aglomeração de pessoas, manter a casa sempre livre de poeiras e arejadas, de preferência trocar a vassoura por um pano úmido, e assim evitar que seja levantada poeira, que acaba ficando por muito mais tempo no ar.
E se mesmo com todo cuidado o seu pequenino (a) se ver adoentado, com as vias respiratórias comprometidas, a solução é levá-lo ao pediatra. Nada de auto medicação, que no intuito de resolver um problema, poderemos estar agravando as condições de saúde de nossos filhos.

Algumas doenças respiratórias ao invés de se solucionarem com o uso de antibióticos, podem agravar-se, por isso, nada daquela errada certeza de que antibiótico cura tudo.
Vale também lembrar,que cada criança é um individuo único, o que isso significa? Que o o remédio que é bom para o seu sobrinho, ou afilhado, para o filho da vizinha,  da mesma idade de seu filho, pode não ser o indicado para o seu filho, e volto a dizer que o único que pode dizer qual medicamente pode ou não ser administrado pelo seu filho (a) é o pediatra dele.
E mãe, paciência com os pequenos doentes, criança doente, perde o apetite, fica manhosa mesmo, com paciência, muito amor e dedicação, logo logo as coisas melhoram.
Uma ótima semana para todas e meu desejo de que passem por estes dias frios sem quaisquer problemas com seus príncipes e suas princesas.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Teste do Pézinho

Sou um grão de areia nesta vida P...e Louca, mas sou um grão de areia que gosto de fazer a diferença, e assim também o sou com os cuidados com a minha filha.
Apesardas inúmeras campanhas, e de toda a orientação dada pelos hospitais, cresce o número de mãezinhas que não retornam aos hospitais para buscar o resultado do exame do pézinho, isso sem contar as que nem se quer retornam para fazer o exame.
O teste detecta entre outras doenças a possibilidade da criança desenvolver retardo mental. Ao contrário do que se imagina, ele não identifica a síndrome de Down, mas serve para identificar o hipotiroidismo por exemplo.
O importante mesmo é não esquecermos de fazer o teste e ir buscar o resultado, e na ocorrencia do resultado não ser o esperado, tomar as providencias devidas para que nossos pequenos tenham uma vida o mais normal possível.
Quem ama, cuida, e cuidar dá trabalho!

Relacionamentos

"Sempre acho que namoro, casamento, romance, tem começo, meio e fim. Como tudo na vida.
Detesto quando escuto aquela conversa:
- Ah, terminei o namoro...
- Nossa, estavam juntos há tanto tempo...
- Cinco anos.... que pena... acabou...
- é... não deu certo...
Claro que deu! Deu certo durante cinco anos, só que acabou. E o bom da vida, é que você pode ter vários amores.
Não acredito em pessoas que se complementam. Acredito em pessoas que se somam.
Às vezes você não consegue nem dar cem por cento de você para você mesmo, como cobrar cem por cento do outro?
E não temos essa coisa completa.
Às vezes ela é fiel, mas é devagar na cama.
Às vezes ele é carinhoso, mas não é fiel.
Às vezes ele é atencioso, mas não é trabalhador.
Às vezes ela é muito bonita, mas não é sensível.
Tudo junto, não vamos encontrar.
Perceba qual o aspecto mais importante para você e invista nele.
Pele é um bicho traiçoeiro. Quando você tem pele com alguém, pode ser o papai com mamãe mais básico que é uma delícia.
E às vezes você tem aquele sexo acrobata, mas que não te impressiona...
Acho que o beijo é importante... e se o beijo bate... se joga... se não bate... mais um Martini, por favor... e vá dar uma volta.
Se ele ou ela não te quer mais, não force a barra. O outro tem o direito de não te querer.
Não brigue, não ligue, não dê pití. Se a pessoa tá com dúvidas, problema dela, cabe a você esperar... ou não.
Existe gente que precisa da ausência para querer a presença.
O ser humano não é absoluto.
Ele titubeia, tem dúvidas e medos, mas se a pessoa REALMENTE gostar, ela volta. Nada de drama.
Que graça tem alguém do seu lado sob pressão?
O legal é alguém que está com você, só por você. E vice-versa. Não fique com alguém por pena. Ou por medo da solidão. Nascemos sós. Morremos sós.
Nosso pensamento é nosso, não é compartilhado. E quando você acorda, a primeira impressão é sempre sua, seu olhar, seu pensamento.
Tem gente que pula de um romance para o outro. Que medo é este de se ver só, na sua própria companhia?
Gostar dói. Muitas vezes você vai sentir raiva, ciúmes, ódio, frustração... Faz parte. Você convive com outro ser, um outro mundo, um outro universo.
E nem sempre as coisas são como você gostaria que fosse... A pior coisa é gente que tem medo de se envolver.
Se alguém vier com este papo, corra, afinal você não é terapeuta. Se não quer se envolver, namore uma planta. É mais previsível.
Na vida e no amor, não temos garantias.
Nem toda pessoa que te convida para sair é para casar. Nem todo beijo é para romancear.
E nem todo sexo bom é para descartar... ou se apaixonar... ou se culpar...

Enfim...quem disse que ser adulto é fácil ????"

domingo, 24 de abril de 2011

Coelhinho da Páscoa o que trazes para mim?

Mais uma páscoa chegou, e desta vez a caça aos ovos terá peginhas pelo chão e tudo mais.
Minha mãe, mesmo depois de eu e minha irmã nos tornamos "gente grande", rs, do tipo eu com 20 e minha irmã com 31 anos, nunca deixou a páscoa passar em branco, tinha ovos, bombons, comidinha caseira feita especialmente para a data.
E como quem sai aos seus não se degenera, eis que preparei uma páscoa diferente para a minha familia, que é constituida por mim e pela minha Vitória.
Comecei passando uam semana comendo ovos, para poder sobrarem as cascas para eu pintar (minah filhota quebrou a maioria) mas mesmo assim valeu a pena.
Não me dou bem com artesanato, mas nem estava preocupada com que ficasse exatamente bonito, mas sim que deixasse minah filha feliz,  e acho q deu certo.
Vamos aos preparativos:

Pegadinhas feitas da forma mais dificil,
recortadas em papel e coladas uma a uma.
Pegadinhas feitas da maneira mais facil,
desenhadas a Giz


  
Ovinhos pintados recheados com Bis

E começou a caça aos ovos

Confesso q essa páscoa me deu um certo trabalho, que foi automaticamente compensado com a carinha de surpresa e felicidade da minah pequena qdo se deparou com as pegadinhas no chão, melhor ainda com o brilho no olhar qdo ela descobriu os ovos.
O cardápio do almoço tb será difereniado e especial, tudo para que os vínculos familiares sejam ampliados e preservados.
Afinal, na vida mesmo o que vale não é o que temos, mas sim quem temos na vida. E eu tenho a menor familia, porém a maior em amor e dedicação.
Feliz Páscoa a todas, e que todas as mamães nunca se cansem de regar a imaginação e o coração de seus filhos!

Ah, sabe o que o coelhinho da pascoa me trouxe: FELICIDADE!

sábado, 23 de abril de 2011

De mãe coruja para mãe coruja

Mãe,
Já são seis anos sem você aqui, sem sua presença, seus carinhos, sem nossas conversas, sem a minha companheira e amiga.
Amanhã é domingo de páscoa,e eu deveria estar radiante, afinal, passei a semana pintando cascas de ovos e recortando pegadas de coelho para transformar a páscoa da minha filha, na páscoa mágica igual você me proporcionava, igual a que você me proporcionou até o ultimo ano de sua vida, e olha que eu já tinha meus vinte e tantos anos.
Eu deveria estar radiante, não deveria? Mas não consigo estar 100% feliz, afinal, não terei seu abraço, e nem teu sorriso.
Sabe mãe, hoje eu também já sou mãe, mas quando o assunto é você e sua ausência, volto a ser aquela menina que encolhia todo no sofá, só pra caber deitada em seu colo, volto a ser aquela mesma menina que fugia para a sua cama e se deitava com as costas colada na sua, só pra ter certeza de que você estaria ali o tempo todo.
Lembro que você não deixava que uma páscoa se quer passasse em branco, e isso hoje enriquece a minha memória, e me estimula a fazer o mesmo pela minha filha.
Sinto falta do som da sua voz me chamando de nenê, mesmo com 23 anos de idade, era doce e carinhoso te ouvir me chamando assim.
Ai ai mãe, crescer é um processo natural, que se torna sobrenatural quando não temos ao nosso lado a figura de uma mãe, de um guia de proteção.
Amnhã o cardápio de páscoa será um sua homenagem, e em homenagem dos meus pequenos anjos, farei algumas de suas receitas prediletas, será a minah forma de te trazer pra mais pertinho de mim.
O que eu queria mesmo, era poder te dar aquele mega abraço e aquele beijão apertado que eu sempre te dava e te desejar uma excelente páscoa. Mas como a presença e o contato físico já não são mais possiveis, recebe mãe, toda a energia do meu coração, que é prova do imenso amor que irei sempre lhe devotar.
Feliz Páscoa minha fada, paz e luz em seu caminho,  e por aqui, que venha a caça aos ovos.
Obrigada por garantir as melhores lembranças que eu poderia ter na vida.
Amar-te é pouco!

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Desfraldar e desmamar...um tempo para cada coisa, e cada qual faz o seu tempo!

Esta semana ouvi de uma conhecida dois comentários que bem mereceram o despertar do meu lado tolerância zero, mas optei por um sorrisinho amarelo, daqueles q se traduzidos, diriam: cuide de sua vida.
Minha filha completou dois anos agora em março, e essa conhecida veio me dizer que eu não posso mais amamentar minha filha no peito, que ela já esta grande, e que é feio eu ainda deixar ela usar fraldas.
Ai resolvi postar sobre o assunto.
Primeiro, a de se entender que cada criança tem o seu tempo, o seu momento, e que apressá-las, ou pressioná-las demais, pode ser muito mais traumatizante do que facilitador de qq coisa.
Em casa a Vitória bem vai ao banheiro, avisa quando quer e o que quer fazer, o único probleminha é q se recusa a usar papel higienico, a cada ida ao banheiro, um banho em seguida.
Eu também tinha uma visão de que ela estava muito grandinha pra usar fraldas, mas aprendi a entender e respeitar os sinais que ela mesma me dá, de que as coisas estão acontecendo, mas no ritmo dela.
Na escolinha descobri o porque dela não utilizar o banheiro: ela tem medo dos personagens do filme procurando nemo, e eles estão estampados pelo banheiro todo, ai entra muito paciência e didática pra ela entender q são apenas desenhos.
Algumas crianças logo que completam 1 ano, já se sentem seguras para o processo de desfraldar, outras com 2 e algumas ate mesmo com 3 anos, o que vale lembrar aos pais, que este é um processo que tem de ser natural, e que não podemos nos mostrar frustrados caso nossos filhos demorem mais que os coleguinhas para abandonarem as fraldas.
Como eu já disse num post antigo, não há um B a Bá, uma cartilha que se seguida faça todas as crianças agirem iguais, até pq elas não são robôs.
Minha filha dorme uma noite inteira sem fralda e sem fazer xixi na cama, no entanto, não fica sem fralda na escola ou quando esta com a Tia dela, entendi que ela se segura dentro da minha casa, do ambiente dela, e que será apenas uma questão de tempo para essa segurança ampliar-se.
Sem contar que as idas ao banheiro em casa são acompanhadas de musica, coreografia e comemoração da mãe quando tudo sai direitinho, e quando não saio, sempre falo pra ela que da  próxima vez iremos conseguir, para que ela entenda que não esta sozinha nessa.
Já com relação a amamentação, ai terei que ser curta e grossa, a filha é minha, os seios e a vida também, ai, faço deles o que bem entender.
Sem contar que minha filha já esta abandonando por conta, num processo natural, sem lágrimas e traumas.
Então fica aqui o meu recado, não tem pq apressar as crianças, temos também que aprender a respeitar o tempo delas, e nos posicionarmos da maneira mais benéfica pra eles, observando sempre como reagem, e quais posturas nossas deixam eles mais livres para se desenvolverem sem trauma.
E só deixar a preocupação rolar quando notarmos que o tempo anda passando demais e nenhuma mudança vem acontecendo.
Cada criança tem um ritmo, é um individuo, e te que ser respeitado como tal, isso incluí ter paciência, ser tolerante e participativo em todos os processos de desenvolvimentos de nossos pequenos.
Lembrando também, que escola e família tem que buscar meios de falarem a mesma língua, para que a criança compreenda com facilidade o que se espera dela e não fique confusa.
Ah, e pais, comemorem e muito as conquistas de seus filhos, é muito importante para eles.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Mães de anjo ...Luta, resignação e persistência!

Esta semana lá no hospital onde trabalho deparei com uma mãezinha, chorando horrores e perguntando para Deus por que havia lhe dado a chance de engravidar se ela não teria a criança para si, confesso, senti vontade de abandonar o turno e voltar para casa, me vi naquela mãe, e voltei a sentir aquela dor sufocante que senti quando fui avisada da morte de meus filhos. Senti voltade de ir ate aquela mãe e dar-lhe um abraço em silencio.
Passar, não passa, a dor não cessa, o vazio não pode ser preenchido, filhos não podem ser substituidos, mas nós também não podemos desistir da luta, quem sonha em ser mãe, tem q persistir, resistir, insistir.
Quando engravidei do meu principe Pedro Henrique, quem me conhece sabe o quanto me modifiquei para esperar a chegada do meu guerreiro.
Sonhei e planejei cada detalhe, cuidei pessoalmente de cada item, com 9 meses eu ainda circulava no centro da cidade para acertar os ultimos detalhes. Fiz questão de eu mesma pintar a casa, eu mesma arrumar berço, comprar e lavar as roupas, passar, guardar, abri mão do chá de bebê para que tudo no enxoval tivesse o meu toque.
No dia 14 de março sai de casa ainda pela manha para ir ao pre natal, faltavam pelas contas da médica 1 mês ainda pra data do nascimento, mas no meio do caminho uma dor me fez parar direto  no Hospital, depois de 17 horas de contrações, eu dava a luz ao meu principe, que nasceu lindo, enorme, mas que havia aspirado mecônio.
Doeu meu coração vê-lo na neo natal, onde só pude estar por 1h, por conta de uma hemorragia que me acompanhou por 24 horas. Eu não sabia que eu era capaz de amar tanto, e que todo aquele amor iria se multiplicar por mil quando eu olhasse nos olhos do meu pequeno.
Um dia depois da minha alta meu pequeno faleceu na Uti neo do Hospital. Esvaziei por dentro, quis desistir, quis morrer, sumir, e realmente quase morri devido as complicações pós parto, mas Deus tinha um propósito para mim.
Dois meses depois de ter perdido  o Pedro ousei, arrisquei e engravidei da minha branquinha, Maria Luiza, que nasceu com ar de brava, mas que não me foi concedido o prazer de conhece-la com vida, pois faleceu 7 horas depois de nascer, pelo mesmo motivo do irmão. Mais uma vez sai de braços vazios e coração destruido.
Poucos meses depois da morte da minha Princesa, engravidei pela terceira vez, gravidez essa, que independente de como se concluisse, seria a minha última, era uma tentativa desesperada de ser mãe.
Foi um agestação traumatizante,pelo medo de não dar certo, e pelas dores que me acompanharam desde os primeiros meses, e que do quinto mês em diante, ainda me fizeram o favor de tirar o sono, pelos pesadelos que acompanharam as poucas horas de sono.
Li, pesquisei, fui atras de conversar com N médicos e pediatras e tomei a minha decisão: eu seria mãe de um bebê prematuro, arcaria com a responsabilidade de antecipar meu parto para me proteger de ter que voltar novamente com os braços vazios para casa, e eu estava coberta de razão! Não foi fácil me manter firme na decisão com tantos médicos apontando somente os riscos de antecipar a gestação, como se não houvese qualquer beneficio, e assusta um pouco mais quando nenhum dos consultados quer assumir a responsabilidade pelo parto.
Mas bem, depois de acertadas as contas, encontrei um anjo, Dr. Emerson, que  abraçou minha causa, fez lá as contas dele, e numa sexta feira abençoada ouvi da boca dele: pois bem, se você quer, seu bebê também ja esta com os batimentos um pouquinho alterados, e suas contrações já acontecem, faremos seu parto, amanhã!
A palavra amanha soou como salvação para as minhas noites de insonia e dor, para curiosidade em conhecer meu bebê, apesar da ultrasonografia 3D eu queria mesmo era conhecer pessoalmente.
Dia 21 de março, me internei, e as 3:23 da tarde ouvi um som que me trouxe a vida novamente, que renovou meu desejo de viver, o choro ardidinho da minha Vitória, que nascia minuscula, magrelinha, branquinha, cheia de pelinhos pelo corpo e quase carequinha.
Foi ai que se completaram as lições a serem aprendidas, com a perda aprendi o autocontrole, a resignação, a ter fé, a superação, a tolerância e com a chegada da Vitória aprendi a ser mãe, amar incondicionalmente, a superar meus medos para protege-las dos medos dela, aprendi que um abraço é fortaleza para uma criança, que o meu cansaço não se encaixa nas necessidades dela, mas principalmente, com as lições na dor e no amor, aprendi que correr atras daqulo que se sonha, exige entrega, dedicação, persistencia, resistencia, alguma privação, e que pode vir acompanhado de uma dose pesada de dor.
Não sei se me fiz entender, só queria dizer as mães de anjo que não desistam, que persistam, que busquem caminhos, criem caminhos, lapidem caminhos, mas não abram mão de seus sonhos. A dor não passa, a saudades também não, mas somos pelnamente responsaveis pela postura que queremos ter diante das dificuldades.
Ser mãe é definitivamente a melhor coisa do mundo, o maior presente que uma mulher pode receber, a maior dádiva da vida.
A fé remove montanhas e gera vida em meio a qualquer dor!
Fiquem em paz, e que a luta de vcs tenha sempre um final gratificante e feliz!

Meu texto como mãe de anjo no blog q fiz para desabafar minhas dores: http://pequenosolhosnegros.blogspot.com/2009/02/nao-somos-seres-humanos-passando-por.html

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Pensão Alimentícia

Esta ai um assunto que tira o sono de muita gente, uns porque não querem pagar, outros por não receberem, e neste jogo de empurra, são as crianças que ficam sem seus direitos assegurados.
Recebo a pensão da minha filha desde o primeiro mês de vida dela, mas acreditem, não foi uma tarefa fácil convencer o pai dela da importância da ajuda financeira quando se tem um recem nascido em casa. No começo eram R$ 100,00, e não se falava mais em dinheiro.
Minha filha alérgica a lactose, com alimentação especial, e o pai dela contribuía só com a pensão, e nada alem disso, nem remédios, nem nada, e mesmo assim, algumas vezes chorava e dava 70, 80 e sempre ficava um saldo a dever.
Um dia me cansei da enrolação e da choradeira e entrei na justiça, espera ai, ele ganhava R$ 1.000,00de salário, tinha cesta básica, vale refeição, vale transporte, dormia e comia na minha casa, não ajudava com nada, algo tinha que mudar, e mudou.
Mandei o ex pra casa da namorada dele e fui atrás de garantir os direitos da minha filha. Achando que ia escapar da pensão, ele correu e deu um jeito de ser mandado embora do trabalho, tempo perdido, porque teve que ouvir do promotor que desempregado também paga pensão, afinal, não deixa de ser pai só porque perdeu o emprego.
Tem pai e mãe, que exageram na folga e acabam por deixar para os avós as obrigações que são deles, pais.
Até o dia 29 de Março de 2011 quem arcava com as despesas era o avó paterno, no caso do pai ter fugido da rédea, mas agora as coisas mudaram um pouco, foi publicado no Diário oficial, nesta terça feira, dia 29, que no caso dos pais não arcarem com as despesas referentes a pensão, caberá aos avós, paternos e maternos dividirem as despesas, além de que fica garantido aos avós o direito de visita.
A parte de dar aos avós garantia de visita, sou totalmente a favor, mas nesse lance de ter que os avós pagarem a pensão, acho complicado e comodo para pais que não farão o mínimo esforço para arcar com suas responsabilidades.
Sem contar os ex casais que condicionam a presença do pai,ou da mãe ao pagamento ou não da pensão.
Neste caso o dinheiro passa a ser mais importante que a necessidade da criança de ter uma família, mesmo que esta seja formada por pai e mãe separados.
O pai da minha filha já chegou a atrasar em 4, ate 5 meses a pensão da minha filha, e independente disso veio visita-la com minha permissão, afinal o dinheiro é importante, mas o bem estar da minha filha, é muito mais.
Minha filha vive comigo, me ama, é carinhosa e tals, mas também ama o pai, e precisa da presença dele, precisa da referencia de pai que só ele pode dar.
Ela é pequena, tem apenas dois anos, pode até não entender a formação da família que ela tem, mas convive e é apaixonada pelo pai, quando é necessário dorme na casa dele, ele vem visitá-la, trás guloseimas, agrada ela, e com isso ela pode até não entender essa formação familiar, mas tem certeza de que é muito amada, tanto pelo pai, quanto pela mãe.
A pensão é importante, sim, claro que é, mas o essencial mesmo, é a felicidade da criança, e se para isso for necessário sentar, dialogar, negociar, renegociar, ceder, então o façamos, porque as brigas por pensão podem e com certezas deixarão marcas negativas na memória de nossos pequenos.
Cabe a nós, pais, nos portarmos como adultos, entendermos que a separação só existe entre casais, e não entre pais e filhos, e arcarmos cada qual com sua parcela de responsabilidade, para os avós, vamos deixar só os mimos mesmo, e só requisitarmos deles tal ajuda, quando a nossa situação assim exigir, e não for possível tomar outra via de ajuda.

Pais...acordem...