quarta-feira, 29 de junho de 2011

Rumo ao 12 por 8

Estava de bobeira em frente a TV quando vi o comercial da campanha Eu sou 12 por 8 e resolvi aderir. Como uma boa hipertensa sedentária, levantei do sofá e resolvi aderir definitivamente a politica dos bons hábitos.
A alimentação por aqui já estava sendo controlada, administrada em prol a saúde, o que já me rendeu 1, 300 kg a menos para carregar e uma silhueta um pouco mais afinada, mas ainda estou longe de onde quero chegar, e não me refiro a estética. ( apesar de ter adorado os comentários sobre minhas curvinhas essa semana)
Meu objetivo é alcançar resistência física, coisa que eu tinha de sobra quando praticava esportes, a meta é subir os quatro lances de escada do hospital onde trabalho e chegar lá na UTI sem estar ofegante e desejando absurdamente que o mundo acabe em uma cadeira ou cama...rs
Antes eu não ligava para o negócio de emagrecer, não estava disposta aos sacrifícios necessários, que hoje eu entendo que não são em nada sacrifícios, afinal, como melhor e sem que isso tenha pesado no meu bolso, e ando perdendo uns quilinos sem precisar de dietas mirabolantes.
Atualmente, comemoro uma P. A. (pressão arterial) de 14 por 9, e acreditem, ainda esta alta, mas é sim motivo de comemoração, já estive com a pressão absurdamente elevada, ai quando ouvi do médico, mais uma dessas e você não escapa, quer mesmo deixar sua filha ai sozinha?
Pronto, era o que eu precisava pra sair do consultório convicta de que mudaria meus hábitos.
Estou tentando agora adotar como rotina ir trabalhar a pé ou de bicicleta, mas esse é um passo que esta muito difícil de seguir confesso, de bicicleta até que vou bem, mas a pé, meu cérebro não processa essa informação com satisfação.
Para ajudar, essa semana fui convidada a dar aulas de futebol em uma escolinha, adorei, meu diploma já estava cansado de ficar parado no fundo de uma gaveta, resolvi aceitar, não atrapalha meu trabalho no hospital e ainda aproveito pra usar a preparação das aulas pra voltar a pratica esportiva.
Meu foco é chegar ao final do ano com  a pressão a 12 por 8, como propõe a campanha.
Então, deixa eu sair de frente do PC e iniciar as tarefas do dia.
O melhor de cuidar de saúde, é que junto com ela a auto estima também melhora.
Que tal aderirmos a essa campanha? Saúde Já!

segunda-feira, 6 de junho de 2011

De mãe para mãe II

Mãe, hj a saudades voltou a me visitar de uma forma gigante e estranha. Minha filha adoentada, noites e noites acordadas, e eu so queria que você estivesse aqui ao meu lado, me conduzindo e me ensinando qual o caminho para que eu curasse mais rapido minha filha.
Neste dia pesado de saudades e solidão, ouvi um texto lindo do Pe. Fabio de Melo, e dedico ele á vc.

Saudade de Mãe

Coloquei o filtro da arte naquela cena comum, e a luz - que
até então estava escondida -, veio surpreender-me com seu
poder de claridade.

A mulher simples, mãos calejadas de lida rotineira,
mulher que aprendeu a curar as dores do mundo
a partir de meus joelhos esfolados de quedas e estrepolias.
Aquela mulher, minha mãe, rosto iluminado pela labareda que tinha origem no fogão de lenha. Trazia consigo o dom de me
devolver a calma, que a vida tantas vezes insistiu em me roubar.

Aquela cena: mulher, fogão de lenha, panela preta escondendo a brancura de um arroz feito na hora. É uma das cenas mais preciosas que meu coração não soube esquecer.

Saudade de mãe é coisa sem jeito, chega quando menos
imaginamos: um cheiro, uma melodia, uma palavra... uma
imagem, e eis que o cordão do tempo,
nos convida ao retorno da infância.

Como se um fio nos costurasse de novo ao colo da mulher que primeiro nos segurou na vida e agora nos pudesse regenerar.
Saudade de mãe é ponte que nos favorece um retorno a nós mesmos;
travessia que borda uma identidade muitas vezes esquecida,
perdida na pressa que nos leva.

Saudade de mãe é devolução, é ato que restitui o que se parte;
é luz que sinaliza o local do porto,
é voz no ouvido a nos acalmar nas madrugadas de desespero e solidão,
através de uma frase simples: Dorme meu filho! Dorme!

Hoje, nesse dia em que a vida me fez criança de novo,
neste instante em que esta cena feliz tomou conta de mim,
uma única palavra eu quero dizer: Oh minha mãe, que saudade eu sinto de você!

Selinho

Sou uma novata e leiga no mundo dos blogs, mas adorei ganhar meu primeiro selinho.
Pelo que entendi, respondo algumas questões e indico um dos blogs que gosto de visitar, então, mãos a obra.
1) Linkar o blog que te indicou:
Recebi a indicação da minha amiguissima, irma Renatha, do blog
Menina Curiosa.

2) Quais são seus maiores sonhos?

Tenho que confessar que j fui muito mais sonhadora, de uns tempos pra cá passei a um conformismo que ate me incomoda. Mas como todo mundo, ainda restam bons sonhos, como o de ter  a minha própria casa, de ver minha filhota crescer com saude e ter sucesso na vida, com o principe encantado,que s vezes fica na duvida se ele existe mesmo...rs, sonho com um bom emprego, com uma viagem para fora do país eu e minha filha, são tantas coisas.

3) Para você, a aparência importa?


Confesso que não sou muito ligada na aparencia, me resumo a uma camiseta  a uma calça jeans no frio, ou uma bermuda no calor, mas gosto de me arrumar qdo é necessário, como toda mulher apesar das roupas basicas, tenho e uso, cremes, perfumes, oleos, loções, qdo o tempo permite esmalte (pq nao posso usar pra trabalhar), adoro comprar roupinhas (coisas q descobri recentemente), ando gostando de mudar aos poucos o meu visual.

4) O que é ser feliz?
Hoje posso afirmar, é o que eu sou. Sou feliz por estar viva, por ser mãe, por ser mulher, por ter um emprego, por poder admirar o por do sol, por levantar a cada manha com a certeza de missão cumprida e de mais uma missão a cumprir. Ser feliz vem de dentro para fora, é o que sou.

5) Você é uma pessoa amiga?


Durante um bom tempo busquei me afastar das pessoas, como um escudo de proteção para não me machucar, mas sou amiga assim, do tipo q gosta de se fazer presente pessoalmenrte, pro mensagem, e-mail, do tipo que diz eu te amo sem culpa e que ama intensamente o amigo, sou do tipo que quero estar junto na alegria, mas principalmente qdo meu amigo estiver passando por dificuldades, pq sera ai q ele mais precisará de mim eu também só passei a ter certeza de que eu estava no caminho certo, qdo recebi esse  belissimo recado.

6) Conte-nos 4 defeitos seu:


- Sou perfeccionista. Me sinto na obrigação de fazer e fazer bem as coisas, me frusto qdo não consigo.

- Sou tolerância zero, tenho me controlado absurdamente, mas sou, grossa ate as vezes.

-Sou autoritária.

- Sou desmemoriada...rsrs...acreditem, esqueço mutas avezes alg que acabei de fazer ou ver.


7) Conte-nos 4 qualidades sua:


- Sou comprometida com tudo aquilo que assumo fazer, ou com quem me compromete a fazer, se eu faltar a algum compromisso, acreditem, tem algo de errado acontecendo comigo.

- Sou dinâmica, e gosto dissso, de fazer varias coisas ao mesmo tempo e por fim, concluir todas sem falhas.

- Gosto de ajudar as pessoas, conhecidas ou não, idenpendente da aparência, raça, cor ou credo.

- Sei perdoar, descobri isso depois de passar por uma dolorosa traição, descobri que mais que perdoar, sei esquecer e tocar em frente.


8) Tem algum preconceito? Se sim, qual?

Humm..todos nós temos, identificar o qual é meio dificil, mas deixa eu citar um que aconteceu recentemente, me matriculei num curso de ingles, e uma das minhas companheiras de classe é uma ex presidiária, esta tudo bem, até ela declarar isso, piorou um pouco depois dela delcararo o motivo de sua prisão,mas não é que ela é gente finissima para caramba.


9) Indique outros blogs:

Manual do Pai Solteiro