sexta-feira, 25 de maio de 2012

Deseducando

Nos últimos dias o tema educação tem norteado meus pensamentos de uma forma constante.
Tenho me perguntado constantemente qual a força da escola diante de pais t]ao despreparados.
Minha filha está com 3 anos, e está no maternal II de uma creche municipal aqui na cidade de Itu, CI Lucy Franco Motoro é o nome da escola que ela frequenta, e confesso que esta escola superou todas as minhas expectativas, no entanto, sei que de nada adianta a escola se quando o aluno retorna para casa a família não compartilha com a escola os meus valores, e vice-versa.
Para começo de conversa, o aluno já deve ir para escola consciente de bons valores, a escola esta lá para ensiná-lo academicamente, já  a família está ali para educá-lo socialmente, o que não impede que uma participe nas obrigações da outra.
Mas cabe a escola ressaltar valores que a criança tem que trazer de casa.
Na escola eles aprendem as palavrinhas mágicas - por favor, com licença, obrigado, o que não irá adiantar muito se em casa ela só ouvir, sai para lá, sai da frente, e palavrões, palavrinhas nada mágicas.
Na escola a criança aprende o valor da leitura e a importância do cuidado com os livros, mas de que adianta se quando ela chegar em casa deparar com livros sendo utilizados como apoio de móveis, sendo rabiscados, isso é, se houver livros pela casa.
A escola ensina o respeito com os amigos, com os mais velhos, e muitas famílias ensinam suas crianças e jovens a não ceder o lugar no onibus, a não ceder o lugar na fila, e que a professora não merece tanto respeito quando pede.
Uma geração de pais menos preparados estão criando e deseducando aqueles que irão cuidar do futuro do país, do planeta, o que podemos esperar para o futuro?
Impossível acreditar que as famílias estejam tão ocupadas que não possam acompanhar mais de perto e com mais comprometimento a vida letiva dos filhos, o cotidiano de suas crianças e jovens.
Estamos atribuindo a escola e aos professores uma tarefa que pertence a nós pais, que é educar, fundamentar valores para que nossos filhos construam sua personalidade e desenvolva seu caráter.
Ao transferirmos a educação de nossos filhos para os professores, estamos falsamente nos isentando de responsabilidades que futuramente, fatalmente irão recair sobre nossos ombros.
Papais e mamães, nós educamos, e os professores ensinam!