quarta-feira, 23 de março de 2011

Câncer de colo de útero...tem que se cuidar!


Então mulheada, a ordem é se cuidar...prevenir.
Na cidade onde moro, Itu, esta tendo uma campanha de vacinação para a prevenção do cancer de colo de utero, meninas nascidas ate 99 e que já tenham tomado as duas primeiras doses da vacina deverão agora encaminhar-se para as unidades de saude de 25/03/2001 a 01/04/2011 para tomar a terceira e ultima dose.
A campanha é voltada para meninas que ainda não tenham iniciado a vida sexual, uma vez que a vacina só é eficaz mesmo para quem nunca teve contato com o virus causador da doença.
O assunto é sério, e prevenir é a solução.
O que dificulta um pouco a prevençaõ também, é o desconhecimento do que seja o colo do utero e dos meios de transmissão que podem levar a mulher a ter essa doença.

O colo do utero é a parte inferior do útero, tem a função de conectá-lo a vagina. O colo produz muco que durante a relação sexual ajuda o esperma a mover-se da vagina até o utero. Quando ficamos menstruadas o sangue flui do utero ate a vagina através do colo. Na gravidez o colo se fecha e só se abre na hora do parto pra passagem do bebê.
O cancer de colo de útero corresponde a 24% de todos os tipos de cânceres que atingem mulheres no Brasil.
O cuidado próprio é uma forma de nos amarmos e de amarmos nossos filhos, maridos, familiares,pois só com saude poderemos estar sempre presente na vida daqueles que amamos.
E não é nenhum bicho de sete cabeças a prevenção, exames periodicos e preventivos não podem ser esquecidos, sem contar que o papanicolau não dói, e é super rápido.
Ah.e não podemos nos esquecer de usar camisinha em todas as relações sexuais, afinal, previnir é bem melhor e mais barato que remediar.
Até a próxima.

2 comentários:

  1. Mega importante esse assunto hein Fer?!
    Algumas mulheres descuidam por milhares de razões, mas o assunto é sério mesmo!

    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. Oi nova amiga,adorei seu recadinho que complementou minha mensagem. Muito lindo.
    Obrigado pela visita e já estou te seguindo.
    Tenho outro blog que é de artesanato, fique a vontade para conhecer www.rocriandomimos.blogspot.com
    Bjks

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante!