terça-feira, 29 de março de 2011

Intolerância a Lactose

A páscoa está chegando, nos supermercados e lojas de artigos alimentícios já se pode ver amostras de ovos de páscoa, o que fazer com as crianças e adultos que não podem consumir os ovos tradicionais devido a serem portadores de intolerância a lactose?
Me pergunto isso diversas vezes ao dia, uma vez que minha filha Vitoria de dois anos faz parte do grupo dos intolerantes a lactose, sem contar que a pequena adora chocolate.
Antes de indicar uma solução que eu encontrei na internet mesmo, vou falar um pouco sobre o que a intolerância a lactose, seus sintomas e quais os métodos para se identificar a intolerância.
Intolerância a lactose é o nome dado a pacientes cujo organismo não consegue digerir leite e seus derivados. Essa deficiência ocorre em pessoas cujo organismo não produz uma enzima chamada lactase (o açúcar do leite), nestes casos a lactose chega ao intestino grosso sem ser absorvida pelo organismo.
Existem alguma sintomas que podem nos ajudar a identificar a intolerância a lactose em nossos filhos, como, por exemplo, diarreia após consumir determinada concentração de leite e seus derivados, algumas vezes constipação, náusea, gases, sendo que a intensidade dos sintomas esta ligada a quantidade de alimento lácteo consumida.
Para se detectar a intolerância existem vários tipos de exames que podem ser feitos: Tolerância a lactose - onde o paciente ingeri determinada quantidade de um liquido concentrado de lactose, e em intervalos determinados de tempo vai colhendo amostras de sangue para medir a taxa de glicose; Deposição de ácidos - que detecta a presença de acido lácteo no organismo; Inalação de Hidrogeneo - mede a quantidade de hidrogeneo expirado, que em casos normais é baixa; e o exame Genético, ao qual minha filha foi submetida, retira-se uma pequena amostra de sangue e o DNA do paciente é estudado para verificar se há mutação em relação a enzima lactase.
Aprovei esse método pois não causa nenhum tipo de reação após exame.
Esta foi a segunda vez que minha filha fez a rast para detectar o nível de intolerância dela, e nem chorou, me disse que era corajosa e por isso não poderia chorar, em 5 dias sai o resultado e assim vou sabendo dosar a introdução de lactose em sua alimentação.
Atualmente só esta passando mesmo o danone, e nem é sempre, troquei tudo por soja, leite e danone de soja, mais caro, mas quando o assunto é a saúde de nossos pequenos, nem olhamos os valores.
Então, com a proximidade da pascoa comecei a pensar em como eu faria pra resolver o assunto ovo de pascoa, sendo q este mês eu já deixei ela comer um ovo tradicional, o que rendeu 3 dias de diarreia, me arrependi, mas foi melhor que deixa-la adoecer pro conta de um chocolate. Foi então que resolvi procurar a solução na internet...e não é que encontrei:

Neste site tem uma ideia bacana de como fazer uma pascoa diferente para nossas crianças que dependem de uma alimentação diferenciada.
Eu nem sabia que existia ovos de pascoa sem leite, agora que sei, vou colocar a imaginação pra funcionar para transformar a pascoa da minha filha em algo saboroso, divertido e sem contra indicações.
Então.mãos a obra, tentem, iventem, criem, afinal, os pimpolhos merecem.

3 comentários:

  1. Fer, que máximo!
    Essa idéia é ótima! Poderemos ver nossa gatinha se lambusando de chocolate... Ebaaaa!!! =)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. o meu menino tem intolerancia.. sei bem como e isso..
    seu blog e incrivel...
    passarei sempre por aqui,
    bjos

    ResponderExcluir
  3. Oi Minny
    Obrigada pela visita.
    O objetivo do blog é bem esse, encontrar pessoas p compartilhar e trocar ideias sobre os posts.
    Seja bem vinda

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante!