quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

De outros carnavais

O Carnaval chegou, e com ele parece que toda a população esquece um pouco de seus problemas, e foi o que eu fiz, resolvi um pouco esquecer dos meus, e sai com filhota para assistirmos os desfiles de rua, e acabei por notar que estou ficando velha.

A modernidade esta matando o carnaval, aquele carnaval gostoso, onde as famílias iam reunidas para as ruas do centro da cidade, e torciam para a sua escola ou bloco favorito ganhar.
A festa antes familiar agora se parece mais com uma orgia, para onde quer que se olhe tem um casal se pegando, se agarrando, e nesta acabo tendo que ter milhões de explicações para dar para a minha filha do por que aquele casal esta ali no escuro no meio mato se lá tem bicho.


Este natal senti saudades dos espirradores de água, que hoje em dia foram substituídos por sprays de espuma, senti falta do confete e da serpentina, que sinceramente, nem vi neste carnaval, a brincadeira do momento são os brinquedos luminosos.
Nada de matinês, nem de bailinhos que eu pudesse levar a minha filha para aproveitar, ai só sobrou mesmo os desfiles de rua, que antes começavam pro volta das 17 horas, e de uns tempos para cá começam as 21:00/21:30.
Ah que saudades que me deu de outros carnavais, de quando papai, mamãe, eu , vovó, maninha nos arrumávamos e íamos todos para ver o desfile, e duas ou três horas depois que chegávamos ao centro , papai ia até o tonilu e voltava de lá com bolinhos e refrigerante para todos, que saudades do saquinho de confete que jogávamos nas escolas quando elas passavam, dos fios elétricos cheios de serpentinas, que saudades do tempo em que carnaval podia ser considerado uma festa familiar.


Mas o jeito mesmo é eu me acostumar com essa modernidade, e aumentar meu estoque de respostas do por que a mulher esta pelada?, por que o homem esta beijando ela?, por que os meninos estão brigando? por que o moço esta fazendo xixi na rua?.
De tudo só uma coisa não mudou, o efeito meio que mágico do carnaval, que durante 4 dias parece varrer todos problema existente a nossa volta.
Que nos próximos carnavais as famílias possam sair as ruas sem se envergonhar do que irão ver, que as crianças brinquem o carnaval como crianças, e não como adultos precoces, e que os adultos não se comportem como crianças inconsequentes.
E que um dia volte o encanto de outros carnavais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante!