quarta-feira, 28 de março de 2012

Lendo e aprendendo


Para papais e mamães que são adeptos a presentear seus filhotes com livros, deixo uma dica: a coleção de livros de historia com os personagens da turma da mônica.

Chama-se coleção fantasia, e é composta pelos seguintes títulos: A pastorinha; Aladin; Ilha do tesouro; Rei Arthur; João e o Pé do feijão; Pinóquio; Romeu e Julieta e Simbad.
E o melhor de tudo, cada livrinho vem com um bonequinho brinde relacionado ao tema do livro.
Livro e brinde saem nas bancas por apenas R$4.99, um presente bom, bonito, barato.

Criança precisa de diversão, e a leitura pode, se usada da maneira correta, ser uma fonte inesgotável de diversão.
Aqui em casa o livro da semana é o de tema Pinóquio, estou trabalhando com a Vitória a importância de dizer sempre a verdade.
Semana passada lemos juntas e passamos a semana desenhando e conversando sobre o livro Romeu e Julieta.
Tanto quanto um brinquedo o livro abre mil caminhos para tornarmos os momentos com os filhotes muito divertidos.

Ontem comprei uma massa de modelar para a Vitoria, e ela logo tratou de fazer um nariz de Pinóquio para a boneca dela, e quando perguntei por que ela havia feito o nariz para a boneca, logo respondeu, porque ela mentiu para mim.
E aqui, não só eu conto as historias para Vitória, como também entrego os livros nas mãos dela para que ela me conte as histórias, e ela vai ali analisando as figuras e criando as historias segundo a mente dela. E posso garantir, ela tem apenas 3 aninhos, mas tem uma mente muito criativa.
O contato com o livro também favorece o sentido de conservação da criança, aqui em casa recortamos revistas, rabiscamos, mas os livros, nem os dela e nem os meus, nada é rabiscado, sem contar que quando tem outros amiguinhos aqui ela conta historias para eles e não deixa que ninguém estrague os livros.

E sei que na escola ela é igualzinha, conta historias para as Tias, ouve com atenção as leituras e inventa da cabecinha dela suas próprias historias.
Então vamos lá, firmes e fortes criar uma nova geração de bons leitores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante!