quinta-feira, 30 de maio de 2013

De olho na gripe e outras doenças

virus21Papais e mamães, com a chegada do frio e o aumento dos casos de gripe e outras doenças transmissiveis através do contato, vale orientarmos os nossos pequenos para que se acostumem a tomar certos cuidados.
Criança espirra e tosse, e geralmente se esquece de lavar as mãos depois disso, crianças passam as mãos por todos os lugares e superficies, e não tem a noção de cuidado e higiene de lavar as mãos após estes gestos, então vamos lá, nós, adultos e conscientes dos riscos cuidar da higiene e segurança de nossos pequenos.
Incentivar um maior numero de lavagem das mãos, adiquirir um frasco de alcool gel para usar naquelas situações em que lavar as mãos não é uma opção viável.
Pode parecer chato, e até dificil fazer com que os pequenos adotem determinadas posturas, mas se não tentarmos, ai mesmo que a coisa fica dificil.
Se não soube como orientar, dê o exemplo, afinal de contas, nossos pequenos estão sempre nos imitando, na roupa, no maquiar, no falar, e por quê não no cuidar da higiene.
O importante é lembrar de que previnir é melhor que remediar.

Só mais um pouco de você

Olá minha fada, espero que o seu caminho tenha sido só de luz até aqui.
O meu como bem sabes, teve momentos iluminados e alguns de treva e escuridão, fraquejei em alguns momentos, em outros até tentei desistir, mas Deus deveria ter algum propósto para mim, afinal de contas, ainda estou aqui, e agradeço imensamente a Ele por isto.
Hoje já sou mãe, de dois anjos e uma estrela, que ilumina todos os dias da minha vida, que me dá energia para batalhar a vida, mas acredite, é de ser filha que estou sentindo falta.
Sinto saudades do teu colo, do teu toque, do teu cheiro, do som da sua voz, tanto que as vezes chego a ter a nitida certeza de estar sendo acarinhada por você, de estar sentindo teu cheiro.
Tenho tentado acertado sempre, mas humana que sou, as vezes erro, mas não vou deixar nunca de tentar acertar sempre.
Não sei dizer se do meu jeito as coisas estão certas ou erradas, mas faço sempre segundo o meu coração.
Em momentos como o de agora, cujo coração esta mudo, apertado, prefiro me recolher, não tomar decisões sérias, não mudar as coisas de lugar.
Mãezinha querida, que saudades do tempo em que eu tinha você para me apontar que direão seguir.
8 anos minha fada, e eu não esqueço nem por um minuto o instante da sua partida, o peso do teu corpo sobre meus braços, a intensidade do seu ultimo olhar.
Estarei de coração e alma sempre contigo, aguardando o instante em que juntas estaremos novamente, mas até este dia chegar, lhe peço para de onde estiver abençoar os meus passos, iluminar meus pensamentos, e tocar meu coração como só uma mãe pode fazer.
Minha benção fada querida!

sexta-feira, 10 de maio de 2013

O que é preciso para se fazer uma mãe!?

Papel de Parede_Dia das Mães_LuBrito

Quando eu era um cisco de gente, e ainda não saba que era filha adotiva, achava que para ser mãe bastava ficar grávida e dar a luz, ai eu cresci e as coisas mudaram um pouco de figura.
As vezes eu uso o termo mãe e alguém me pergunta, sua mãe de verdade ou sua mãe adotiva? Uma ressalva, eu tive apenas uma única e verdadeira mãe, pois como ela mesma costumava dizer, pode se nascer da barriga e carregar os laços de sangue, ou simplesmente nascer do coração e carregar apenas os laços do amor.
Pois bem, em uma conversa com minha mãe um dia, ela me contou a parte que cabia a mim saber sobre minha adoção, e eu perguntei a ela como ela conseguia amar alguém que não era parte dela, e foi na resposta dela que entendi pela primeira vez o que era necessário para se fazer uma mãe.
Neste dia, diante do meu questionamento ela me respondeu – como assim não é parte minha? tive que abrir meu coração para te fazer minha filha, perdi noites de sono ao lado de sua cabeceira enquanto você queimava de febre, chorei em todas as suas apresentações da escola, morri um pouco por dentro quando você adoeceu e achavamos que não teria volta, me orgulhei diante de seu primeiro diploma de formação na escola, depois me orgulhei quando você recebeu seu diploma de graduação, quase morri o dia em que você não dormiu em casa pela primeira vez, tenho um registro seu em meu nome como sua mãe, te amo e daria a minha vida pela sua felicidade, você ainda acha que você não é minha, que não nasceu de mim? Você nasceu do melhor lugar de mim, você nasceu do meu coração e da minha capacidade de amar.
Nem que eu viva mil anos eu vou esquecer o dia dessa conversa, e apaz que ela trouxe para o meu coração, a certeza que ela me deu para seguir feliz o meu caminho. Foi neste dia que eu entendi que para se fazer uma mãe era necessário amor, disposição para se doar em beneficio do outro, disposição para ter o coração batendo fora do peito.
Este ano será o oitavo ano que não terei minha mae aqui para abraçar, para acarinhar, mas tenho ela em meus gestos, pq a mãe que sou, tem muito da mãe que tive.
Hoje, mulher, mãe, adulta, conheci outras mulheres que assim como minha mãe, merecem muito este título, mulheres que abandonam o seus anseios e desejos em detrimento da felicidade da familia e dos filhos, mulheres que sofrem com os filhos adolescentes que saem para se divertir levando consigo o sossego do seu coração de mãe, mães que lutam pela vida do filho como quem defende a própria vida, e de fato defendem, mães que tiveram seu coração dilacerado a perder  o filho tão sonhado.
E pensando a respeito do que é preciso para se fazer uma mãe, chego a conclusão de que tenho que agradecer imensamente à minha mãe que não partiu sem me deixar como herança todos os instrumentos para que eu pudesse ser para a minha filha uma pequena porcentagem do que ela é para mim.
Tenho que agradecer  à minha mãe por mesmo depois de partir, ser presente em minha vida através das lembranças e da experiência de vida que ela me deixou.

Para as mães que aqui estão, para as mães que já partiram, deixo o meu Feliz dia das Mães.