quinta-feira, 19 de maio de 2011

Até quando quero ser mãe

Nesses dias em que sumi da net um pouco refleti um pouco sobre a minha própria vida, e sobre as escolhas que eu teria para frente.
Eu fui criada como uma verdadeira filhinha da mamãe, e do papai também, e da mesma forma foi com a minha irmã. Meu pai militar  na ativa durante a minha juventude não se cansava de bater no peito e dizer que as filhas do sargento Moreira não precisavam trabalhar, que ele tinha condições de cuidar de tudo.
Depois que ele se aposentou como subtenente, a frase mudou e passou a ser: filhas de subtenente não precisavam trabalhar, e com isso o tempo foi passando.
Quando eu já estava com 23 anos e minha irmã com 34 anos, minha mãe faleceu, e ai pesou sobre a gente a tal politica de filha de militar não precisar trabalhar.
Meu pai juntou as coisas dele e foi morar com uma mulherzinha muito da ... que minha mãe havia acolhido dentro de casa, dado amparo e que sem noção nenhuma de gratidão sacaneou minha mãe dentro do nosso próprio teto.
Até ai tudo bem, ele tem o direito de refazer a vida dele, mesmo nós não concordando com a qualidade da escolha dele, mas o porém é que ele deixou a casa com a dispensa vazia, contas de agua e luz e  atrasadas e duas filhas desempregadas para trás,sob os argumentos de que dali pra frente teríamos que nos virar sozinha.
Passamos fome, ficamos dias sem agua e luz, dependendo de vizinhos encherem nossas caixas d'aguas e doarem velas, dependendo de caridade pra comer, e agora q com sacrifício colocamos as coisas no lugar, ele vem bater no peito dizer que a casa dele e que ele quer a casa pra por a venda.
É minha afirmação esta certa, sou órfã de mãe morta e pai vivo.
Engraçado, renuncia aos deveres de Pai, limita as filhas ao máximo, durante a vida toda pesca o peixe e qdo se cansa, mandar sair pescar sozinha, sem nenhuma orientação e qdo a pescaria começa a dar certo, vem colher os lucros.
É eu não sabia que pai tinha prazo de validade!
E pensando sobre isso, conclui que quero ser mãe até, mais ou menos, por toda a minha vida, assim como minha mãe foi para mim.
Mas não quero ser a mãe que limita e poda, como foi meu pai, e depois joga no mundo sem preparo nenhum e diz, vá a luta, quero ser a mãe q instrui, que prepara e acompanha.
Já tive raiva, desprezo e também respeito pelo meu pai, hoje olho e tenho pena. Militar aposentado, muito bem aposentado, comerciante, tem sua padaria e sua casa e mesmo assim, ao invés de viver em paz, escolheu viver atrás de mim e da minha irmã, pra brigar por dinheiro q nem temos, e para tirar um bem q nos é de direito.
Feliz, isso já tenho certeza de que ele não é, pois quem é feliz, não perde tempo atormentando os outros.
Mas de tudo isso tiro uma lição boa, do tipo de mãe que quero e devo ser e de por quanto tempo desejo isso.
É Vitoria, você terá que me aguentar, pois tenho amor e cuidado para te dar por essa e mais umas mil vidas inteiras.

4 comentários:

  1. Fer... Apesar da triste história eu gostei da lição que vc soube tirar dela!
    Contudo vc tem sido uma ótim mãe! A pequena Vitória já sabe se virar, tem opinião, está crescendo lindamente por dentro e por fora e isso nada mais é do que o reflexo da excelente mãe que vc tem sido!

    Força por aí... Estou na torcida!!

    Beijos...

    ResponderExcluir
  2. É Re, lição dada por minha mãe: o que eu não aprender no amor, aprenderei na dor!
    E muitas vezes a dor foi o metodo de aprendizado.
    Meu foco é sempre dar o melhor de mim, seja em qq situação, familia, amigos, trabalho, na vida, dar sempre o melhor de mim.
    Sobre ser mãe,deseji com toda a força do meu coração, com toda a minha alma, tenho obrigação de buscar ser o melhor q eu puder.
    Me orguho do desenvolvimento da minha pequena.
    Bjus
    Tb estou na torcida aqui deste lado pra q tudo saia bem por ai.
    T amamos

    ResponderExcluir
  3. Fernanda,obrigada pela visita,menina que história é essa,mais com certeza é na dor que a gente cresce e aprende a viver.Pega com Deus que ele vai te mostrar o melhor a ser feito com relação ao seu pai.Você esta certissíma em querer ser mãe por toda vida e sempre dar os melhores exemplos para sua filha.Parabéns por ao invés de ter se tornado uma pessoa amarga por essa esperiência,você optou por fazer a diferença é ser uma grande mãe.

    ResponderExcluir
  4. Oi Fernanda tenho certeza que esse momento ruim vai passar logo, vc é forte e logo, logo tudo volta ao normal Deus com certeza esta olhando por vc e sua familia estou aqui torcendo por bjs!

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante!