sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

A cor da pele é mais importante que o que se carrega no coração!?!?

Quanto mais esclrecida parecer ser uma sociedade, mais cruel ela consegue se tornar!
Esta semana, retornando do meu trabalho resolvi mudar o trajeto, e peguei um ônibus diferente, mas que também passua pelo bairro.
A maioria dos assentos estava ocupados, tinha um bem la no fundo do onibus, e um ao lado de uma senhora, que aparentava estar na casa dos 60 anos. Me aproximei, pedi licença para sentar e  nada, julguei que tivesse falado baixo demais, e pedi licença novamente e ela não se mexeu, td bem, me posicionei e sentei mesmo assim.
Quanto arrependimento, a partir do instante que eu sentei, ela se ajeitou de modo que ela não encaste em mim, e pareceu estar sentada sobre um formigueiro, de tanto que se mexia para se afastar ainda mais de mim. Um passageiro mal se levantou e ela saltou para o banco do outro lado.
Me olhava, olhava...ai eu pensei...é isso que ganho por tratar a todos com educação?
Automaticamente pensei na minha filha, como ensinar para ela ser tolerante e justa, se o mundo não é, se as pessoas que vivem nele não são.
E sinceramente, a única coisa que aquela senhora branca poderia ter pego de mim, é educação!
Tenho 31 anos de idade, e confesso que a atitude dessa mulher me doeu.
Não tenho menos valor por ser negra, tão pouco a cor da minha pele representa riscos para alguém.
A cor da minha pele não esta ligada a nenhuma doença contagiosa, a nenhuma moléstica que possa levar a morte quem tocar na minha pele.
Algumas pessoas cuja cor a pele não tem a nada a ver com a minha raça dizem: o que é isso, o preconceito não existe mais.
Eu respondo, existe sim, mas as unições para ele fizerem ele mudar de posição, antes ele era externo, escancarado, agora é interno, habitante de medíocres corações.
Como educar com principio de tolerancia, amizade, amor, solidariedade e compreensão se o que eu recebo no mundão lá fora é intolerancia e discriminação?
Desejo q esta mulher que ela tenho filhos e netos, e que um de seus filhos case-se com uma negra/negro, e ela tenha que amar aos seus neto e bisnetos mulatos, não como praga, mas para ver se ao menos o amor, tem força suficiente para eliminar a mediocridade de seu coração.

2 comentários:

  1. Muitas, mas muitas pessoas sofrem de diversos transtornos mentais. Essa senhora de uns 60 anos , poderá ter um problema na vida dela ,muito ...mas muito maior que o seu ,que é de cor de pele.

    ResponderExcluir
  2. Vc não deixa de ter razão, a não ser quando diz sobre eu ter um problema de cor de pele.
    Não tenho um problema de cor de pele, tenho uma pele linda,de uma cor linda.
    E tenho deparado mais do que vc imagina com pessoas de diversas idades e que tem este mesmo comportamento. Encaro todos como se todos tivessem algum tipo de transtorno?

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante!