sexta-feira, 1 de abril de 2011

Pensão Alimentícia

Esta ai um assunto que tira o sono de muita gente, uns porque não querem pagar, outros por não receberem, e neste jogo de empurra, são as crianças que ficam sem seus direitos assegurados.
Recebo a pensão da minha filha desde o primeiro mês de vida dela, mas acreditem, não foi uma tarefa fácil convencer o pai dela da importância da ajuda financeira quando se tem um recem nascido em casa. No começo eram R$ 100,00, e não se falava mais em dinheiro.
Minha filha alérgica a lactose, com alimentação especial, e o pai dela contribuía só com a pensão, e nada alem disso, nem remédios, nem nada, e mesmo assim, algumas vezes chorava e dava 70, 80 e sempre ficava um saldo a dever.
Um dia me cansei da enrolação e da choradeira e entrei na justiça, espera ai, ele ganhava R$ 1.000,00de salário, tinha cesta básica, vale refeição, vale transporte, dormia e comia na minha casa, não ajudava com nada, algo tinha que mudar, e mudou.
Mandei o ex pra casa da namorada dele e fui atrás de garantir os direitos da minha filha. Achando que ia escapar da pensão, ele correu e deu um jeito de ser mandado embora do trabalho, tempo perdido, porque teve que ouvir do promotor que desempregado também paga pensão, afinal, não deixa de ser pai só porque perdeu o emprego.
Tem pai e mãe, que exageram na folga e acabam por deixar para os avós as obrigações que são deles, pais.
Até o dia 29 de Março de 2011 quem arcava com as despesas era o avó paterno, no caso do pai ter fugido da rédea, mas agora as coisas mudaram um pouco, foi publicado no Diário oficial, nesta terça feira, dia 29, que no caso dos pais não arcarem com as despesas referentes a pensão, caberá aos avós, paternos e maternos dividirem as despesas, além de que fica garantido aos avós o direito de visita.
A parte de dar aos avós garantia de visita, sou totalmente a favor, mas nesse lance de ter que os avós pagarem a pensão, acho complicado e comodo para pais que não farão o mínimo esforço para arcar com suas responsabilidades.
Sem contar os ex casais que condicionam a presença do pai,ou da mãe ao pagamento ou não da pensão.
Neste caso o dinheiro passa a ser mais importante que a necessidade da criança de ter uma família, mesmo que esta seja formada por pai e mãe separados.
O pai da minha filha já chegou a atrasar em 4, ate 5 meses a pensão da minha filha, e independente disso veio visita-la com minha permissão, afinal o dinheiro é importante, mas o bem estar da minha filha, é muito mais.
Minha filha vive comigo, me ama, é carinhosa e tals, mas também ama o pai, e precisa da presença dele, precisa da referencia de pai que só ele pode dar.
Ela é pequena, tem apenas dois anos, pode até não entender a formação da família que ela tem, mas convive e é apaixonada pelo pai, quando é necessário dorme na casa dele, ele vem visitá-la, trás guloseimas, agrada ela, e com isso ela pode até não entender essa formação familiar, mas tem certeza de que é muito amada, tanto pelo pai, quanto pela mãe.
A pensão é importante, sim, claro que é, mas o essencial mesmo, é a felicidade da criança, e se para isso for necessário sentar, dialogar, negociar, renegociar, ceder, então o façamos, porque as brigas por pensão podem e com certezas deixarão marcas negativas na memória de nossos pequenos.
Cabe a nós, pais, nos portarmos como adultos, entendermos que a separação só existe entre casais, e não entre pais e filhos, e arcarmos cada qual com sua parcela de responsabilidade, para os avós, vamos deixar só os mimos mesmo, e só requisitarmos deles tal ajuda, quando a nossa situação assim exigir, e não for possível tomar outra via de ajuda.

Pais...acordem...

2 comentários:

  1. O mais importante é o q vc já vem fazendo não deixar influenciar sua filha pelos problemas q vc vem tendo com o pai, pois não há nada pior para os filhos ficarem no meio do fogo cruzado, digo isso pq sou filha de pais separados e sei bem como é difícil lidar com esses problemas
    bjos
    Maysa

    ResponderExcluir
  2. Você é uma mulher sensata, que pode caminhar com a cabeça erguida, pois entende que o amor do pai da sua filha é mais importante que o dinheiro. Atualmente estou muito chateado pois estou numa guerra na justiça contra as mães das minhas filhas, que colocam o dinheiro em primeiro lugar, não me impedem de ver as crianças é verdade mas acho que isso vai durar pouco. Parabéns à você que é uma mulher completa, mulher guerreira, honesta e mãe de verdade!

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante!